Unity Editor de jogos nativo para Ubuntu 64 bits

Olá, pessoa! Há quanto tempo não posto nada aqui?!
Bem, vou tentar postar com mais frequência. 

Então, vamos lá!
Hoje em dia, mudei para o Linux de vez e estou tentando me adaptar a viver sem alguns programas que usava no Windows. Porém, é uma boa adaptação: sem vírus, sem pirataria, sem a facilidade de instalar programas. Enfim, tem que haver um certo grau de dificuldade para sairmos da mesmice. Até que é divertido usar o terminal. Porém, nem tudo é dificuldade no Linux. Há as instalações no estilo do "next, next, finish". Do mesmo tipo dos programas *.EXE que temos no Windows há também seu equivalente, o *.DEB. Fazendo as devidas correções ao que foi dito acima. O terminal é usado para se ter um certo controle do que se estar instalando e para aprender também. Claro que queremos facilidade e isso também existe no Linux. Nem todos querem usar o terminal. 

Como já falei num postagem anterior e, se não falei, falo agora! Estava fazendo um curso de técnico em programação de jogos digitais. Digo logo: não sou nenhum expert. Ainda estou nos estudos. Claro que facilitou minha vida. Porém, temos sempre que estudar. 

Quando eu usava o Windows, estava aprendendo a usar o Construct 2. Não há versões para Linux. Ao final do curso foi pedido pelo professor a criação de um pequeno jogo, só para pôr em prática o conhecimento aprendido e aprender outros. Nos instantes iniciais, comecei usando o Construct 2, e estava quase pronto, porém, inventei de usar o Unity 3D. Mudei de uma engine para outra. Claro que levei uma advertência do professor. Disse que eu não poderia sair de uma engine para outra. Coisas de empresa. Levava o trabalho como se fosse um trabalho real. Sim, eu concordei e sempre irei concordar. Minha mudança foi pelo fato de usando, o Unity, aprenderia o que era para aprender, isto é: a programação propriamente dita. No Construct, usamos um tipo de programação em blocos, que não, necessariamente, precisa-se conhecer programação. Porém, ajuda muito. Sim, conclui meu projeto no Unity.

Bem, como disse acima: ainda estou aprendendo.

Hoje, o pessoal da Unity, está apostando numa versão Unity 3D feita para Linux. E estou usando no meu Ubuntu 14.04 LTS. Estou usando uma versão que foi lançada no dia 18 de março deste ano(2016). Clicando em Unity Engine 3D você vai direto para lá. As últimas versões estão no final da página. 

Estou seguindo um pequeno tutorial de um youtuber chamado Patrick que tem um mini curso bem completo sobre criação de jogos com Unity 3D. Vale a pena conhecer. Ele também possui uma página no http://aprendaunity.com.br/.

É isso aí, pessoal! Espero que gostem dessa postagem. Quem usa o Linux Ubuntu tem mais essa oportunidade de usar o Unity engine para criação de jogos. Ainda está em desenvolvimento. Há versões para outras distros, mas de instalação é bem complicado. A instalação para Ubuntu é mais simples, pois você baixa um arquivo.deb. Nas outras distros é um arquivo *.sh. 

Aqui um vídeo do Unity Editor Engine 3D para Linux Ubuntu 64bits.

Fiquem na graça de Deus em nosso senhor Jesus Cristo e até a próxima postagem! 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blender 2.50 Alpha

Importando imagens no Blender 2.5x

Como exportar imagens jpg no Sketchup