Copo explodindo no Blender 2.57



Olá, pessoal!

Aqui uma pequena animação no Blender 2.57. Uma modelagem simples: um copo explodindo.

Um grande abraço a todos, fiquem sempre na Graça de Deus em Jesus Cristo e até a próxima postagem.

Comentários

Gabriel disse…
Olá Animandré, como vai?
A explosão ficou ótima. Foi com o modificador "Exploder", né? Talvez seria uma boa reduzir um pouco o número de fragmentos e aplicar um motion blur.
Texturizei o modelo que lhe tinha mostrado para não perder o entusiasmo e deixá-lo de lado como vários outros projetos meu. Acabei percebendo que, mesmo não estando bom, é sempre compensador acabar um trabalho, aproveitando tanto os acertos quanto os defeitos(no meu caso, mais estes últimos) para melhorar os que virão.

http://img121.imageshack.us/i/trsnm.jpg/

http://img818.imageshack.us/i/ladox.jpg/

http://img829.imageshack.us/i/frentew.jpg/

Seguinte: tenho muitos problemas quanto à texturização de personagens. Primeiro, não consegui produzir minhas próprias texturas, pegando imagens prontas na internet e editando-as no GIMP às minhas necessidades.
Quanto às técnicas de mapeamento, utilizei o comando "Project from view".Por não ter conhecimento sobre "Unwrap", a textura ficava deformada.
É fácil perceber a descontinuidade em certas regiões da textura, defeito que ainda não sei como resolver.
Enfim, acho que minha maior vitória foi ter feito uma malha de apenas 990 faces, o que é bem razoável para games. Entretanto, faltaram também os "edges loops" no modelo.
Por enquanto vou utilizar esse modelo mesmo, e partir para animação e posteriormente para produção de uma engine simples, no Blitz3D.
Gostaria de suas críticas sobre o modelo feito e de possíveis dicas de melhora. Tutoriais são bem vindo. Agradeço desde já. Fica na graça de Deus.
Animandré disse…
Olá, Gabriel!

Desculpe-me por ter demorado um pouco a lhe responder.

Primeiramente, adorei seu personagem. As texturas estão boas. Gostei.

Em relação a produzir as próprias texturas, com o tempo e estudando tutoriais garipandos pela internet, você irá aprender mais. Acho que nessa parte vai na espressão "errar e acertar".

Eu ainda panho nesse quesito. Você tá melhor que eu. Tá bem mesmo. Ainda tenho que suar um pouquinho.

Olha, eu tenho um livro que fala sobre a criação de jogos no Blender. A interface usada é das versões mais antigas do Blender. Mas, acho que poderá ser usada na 2.49 b do Blender. Também deve servir para a versão 2.5x. Porém, deve ter mudado alguma coisa. É só ter paciência e procurar com calma na versão atual.

Este livro que está no formato virtual, eu encontrei no início de minhas buscas para entender o Blender.

Aqui está o link:

http://www.4shared.com/document/ueH0P_Y3/Game_engine.html

O tamanho do livro é de aproximadamente 18mb.

Nele deve falar sobre texturas e tudo relacionado a jogos.

E obrigado pelas dicas da explosão do copo. Eu não usei o modificador exploder. Usei o sistema de partículas. O mesmo usado para criar pelos, cabelos e grama. Aprendi assistindo a um tutorial no Youtube.

Um grande abraço, ótimos estudos e fiquem sempre na Graça de Deus em Jesus Cristo!
Gabriel disse…
Aahhh. Bem legal, não sabia que dava pra fazer com o sistema de partículas ;D Eu já fiz com o exploder uma vez, mas não deu muito certo xD
Obrigado pelo livro. Vou dar uma olhada.
Sobre o personagem, já consegui colocar os bones e fazer o rigging. Ficou bem legal.
Já fiz o WalkCycle. Agora vou tentar programar uma engine simples que possa ao menos mover o personagem num cenário. Vou usar o Blitz3D. Você também curte programação??
Gostaria de saber se posso continuar postando minhas dúvidas aki. É que eu gostei do blog. Acho que tem futuro garantido. Incentivo que continue assim.
Animandré disse…
Olá, Gabriel!

Fico honrado por suas palavras.

Fique tranquilo, não vou desistir de postar no blog. Ainda tenho muita vontade de aprender o Blender. E estou prosseguindo. A demora em postar está no fato de que estou resolvendo alguns problemas no Ubuntu. Tenho que religar a minha internet. Ajustar os repositórios. Mas, terei ajuda profissional. Meu irmão do RJ está passando férias com sua esposa e aproveitarei seus amplos conhecimento sobre o Linux para me ajudar nesse problema.

Gabriel, eu tenho muita vontade de aprender programação. Dei uma paradinha, porém, vou me reorganizar para estudar mais uma vez.

Ainda me aventurarei e tentarei criar um jogo com a game engine do Blender. Falta só coragem.

Obrigado pelo incentivo ao meu blog.

E claro que pode sempre contar comigo quando tiver qualquer dúvida. Você aprende e eu também.

Um grande abraço, excelentes estudos e fique sempre na Graça de Deus em Jesus Cristo.

Postagens mais visitadas deste blog

Como exportar imagens jpg no Sketchup

Um livro sobre Blender 3D e grátis!

Solução para erro de OPenGL na inicialização do SU no Wine