Aprendendo com a Blender Art Magazine



Olá, pessoal!

Hoje estava lendo a edição 33 da revista Blender Art Magazine. E vi uma modelagem diferente. A criação de um carro com uma técnica diferente. Já vi esta técnica sendo usada no 3Ds Max em um tutorial lá do site CG Arena. Usando as curvas bezier para a construção da malha.

Bem, neste tutorial que se encontra na 33º edição da revista Blender Art Magazine (que já era do meu conhecimento por intermédio de uma notícia do blog Allan Brito) o autor modela um Citröen Station Wagon C5 com essas curvas. O interessante também é que o autor (Thomas Baron) ensina um modo diferente de colocar as blueprints na 3D view do Blender. No mesmo estilo de programas como o 3Ds Max e muitos outros. Colocando não em várias vistas, mas em um único cubo devidamente modificado.

Vale apena ler a revista Blender Art Magazine. E todas as suas edições, claro! Na página 5 "Modeling a High-end Car" o autor explica o seu método. Para preparar as blueprints, ele dá um link no começo do tutorial (Workshop) ensinando o processo. Vocês podem acessar o site do Thomas Baron.

E este é o link para o tutorial de como colocar as blueprints na 3d view do Blender "Blueprint setup in Blender".

Eu estou tentando reproduzir o exercício no Blender 2.57. Pois, o tutorial é feito na versão 2.49b.

É isso aí, pessoal. Espero que tenham gostado da notícia. Excelentes estudos, fiquem sempre na Graça de Deus em Jesus Cristo e até a próxima postagem.



Comentários

Daniel Gomes disse…
Se procurares no youtube e/ou vimeo tutoriais poderá ser que encontres essa técnica especifica num tutorial.
Animandré disse…
Olá, Dany!

Obrigado pelo comentário.

Essa técnica já vi num tutorial no site CG Arena para 3Ds Max. Para o Blender vi há mais ou menos um ano. E é desse mesmo autor que comentei na postagem.

Obrigado por sua dica. Vou procurar no Youtube e Vimeo.

Muito sucesso para você e fique sempre na Graça de Deus em Jesus Cristo.
Daniel Gomes disse…
Não sei é como é que nessa imagem ele colocou esses planos dessa maneira, eu normalmente vejo esses planos separados nos tutoriais.
Animandré disse…
Olá, Dany!

Ele usa um cubo com as mesmas dimensões do automóvel. Coloca as imagens de referência sem precisar cortar no Gimp ou Photoshop.

É muito fácil. No menu Viewport Shading (aquele menu onde você escolhe entre solid ou wireframe), ele ativa o botão "Textured".

Isso deixa as vistas com sua respectiva imagem de referência.

Para colocar é só dividir a 3d view em duas com um split area. Na 2ª 3d view, você seleciona o "UV/image editor". Na caixa ou cubo com as dimensões já aplicadas, você muda para face e seleciona a respectiva face e dá um Ctrl + E e escolhe "Mark Seam". Ajusta a imagem de acordo com sua face.

É isso aí, Dany! Sucesso com seus projetos.

Fique sempre na Graça de Deus em Jesus Cristo.

Postagens mais visitadas deste blog

Blender 2.50 Alpha

Importando imagens no Blender 2.5x

Como exportar imagens jpg no Sketchup