Modelando um Lamborghini Gallardo no Blender 2.56


Olá, pessoal!

Hoje, inicio com vocês esse tutorial de como modelar um Lamborghini Gallardo na versão Blender 3D 2.56.

Partindo da preparação da imagem de referência (blueprint), usando o programa Open Source Gimp.

Uma palavra que deve ser dita: Não detenho nenhuma técnica para a modelagem. Apenas vou passar o que eu compreendi de um tutorial em vídeo. Visto que muitas pessoas querem aprender como se faz e por algum motivo não conseguem entender. Um amigo meu pediu para que eu fizesse esse tutorial em PDF. Claro que vou o disponibilizar nesse tipo de documento e também ficará exposto no blog.

Então vamos lá!

Começaremos com a imagem de referência Lamborghini Gallardo. Clicando no link, vocês obterão a respectiva imagem.

Agora, abram o o Gimp : 



Após abrir o Gimp, vá no menu Arquivo e clique em “Abrir” como mostra a figura abaixo:



Na janela que aparece clique na pasta em que salvou sua imagem. Observe a figura abaixo:



Você terá uma pré-visualização da imagem. Observe na próxima figura:



Agora, com a imagem de nosso Lamborghini Gallardo aberta no Gimp utilizaremos a ferramenta da janela do lado esquerdo do Gimp. Pois, no Gimp temos três janelas: a principal, onde fazemos nossos trabalhos e duas outras mais estreitas de cada lado. A do lado esquerdo é a “caixa de ferramentas”; a do lado direito, a de “camadas, canais, vetores, desfazer – pincéis, texturas”.

Utilizaremos a que se chama “Caixa de ferramentas”. Nela, clicamos na ferramenta de seleção retangular (tecla de atalho R). Observe a figura abaixo:



Com a ferramenta de seleção retangular, cubra todo o perímetro de uma das vistas do carro. Você pode começar por qualquer uma. Isto fica ao seu critério.

Tente fazer com que as laterais da ferramenta de seleção fiquem bem rentes aos quatro lados da figura. Observe a seguir:



Faça este procedimento com todas as vistas do veículo. Elas devem ficar mais ou menos assim:













Agora, vamos ao Blender 3D 2.56.



Por quase todo o Blender há cantos em que se formam ângulos retos que são representados por retas paralelas. Neles, ao passar o cursor, nota-se que o mesmo se transforma em um sinal de (+). Clique nesses cantos para dividir a área da 3Dview (um split area) em quantas você precisar. Observe a figura abaixo:



Crie duas. A 3d view da esquerda você coloca a vista da lateral do Lamborghini Gallardo. Deixe na visão do topo (tecla nº7 do teclado numérico). Acontece aqui um macete! Deixe a vista da 3d view direita também na vista do topo. Figura seguinte:



Clique na tecla N de seu teclado de acordo com a figura abaixo:



Depois vá clicando de acordo com a figura abaixo para colocar sua imagem de referência:



Observe que, quando você abre a pasta correspondente, elas aparecerão na forma de lista. Como a figura abaixo:



No meu caso, esqueci de colocar uma referência para identificar a imagem da lateral (também se pode usar sempre que quiser) . Por isso clique no ícone da figura abaixo:



Repita o mesmo procedimento para a vista do topo do lado direito da 3d view. Olhe a próxima figura:



Agora, vamos ajustar o cubo padrão ao tamanho da vista lateral (na visão de topo), no eixo X e depois na 3d view do lado direito, que corresponde a vista de topo; no eixo Y. Observe a figura:



Agora, passaremos a 3d view do lado direito. Próxima figura:



Quando estiver escalonando o lado direito da 3d view no eixo Y não se preocupe com o lado esquerdo nesse momento. Se precisar ampliar a imagem para ajustar a imagem, então faça, para ter maior precisão.

Depois de ajustado ambas as vistas (a esquerda no eixo X e a direita no eixo Y), agora, precisamos ajustar a imagem do lado esquerdo da 3d view no eixo Z. Aqui está um macete importante! Coloque a imagem da 3d view esquerda da visão de topo (nº 7 do teclado numérico para a nº 1). Isso mesmo mude da visão topo para a visão frontal! Veja figura:



Agora, escalone (tecla S) no eixo Z. Amplie a imagem se necessário. Observe a figura:



Agora, veja como ficam as vistas ajustadas (próxima figura):



Vamos para a parte de baixo ajustar a vista dianteira e traseira, figura seguinte:



Faça os mesmos procedimentos para dividir a 3d view na parte de baixo. Observe a figura seguir:



Na área direita da 3d view repita os passos da figura abaixo:



Selecionando a vista frontal. Agora, vamos ajustá-la na visão side, ou seja, tecla nº 3 do teclado numérico. Isso mesmo, a vista frontal ajustada na visão lateral número 3 do teclado numérico. Siga este macete que tudo ficará beleza.



Notem que a imagem ficou maior que o cubo. Porém, não desanimem. Isso será consertado. Veja a figura seguinte:



Observe que o valor sugerido é separado por um ponto e não por uma vírgula! Observe que o cubo fica quase do mesmo tamanho da imagem de referência da vista frente. Observe a figura:



Se tiverem que ajustar a imagem para que fique perfeita, façam.

Vamos agora para a imagem de referência correspondente à vista traseira do lado esquerdo. Façamos os mesmos procedimentos que fizemos para a frontal. Observando que, tanto a visão do Lamboghini Gallardo de trás e de frente ficarão na visão side ou lateral (tecla nº 3 do teclado numérico). Vajam na figura a seguir:






Pronto, pessoal! Espero que este tutorial lhes seja útil. Porém, não paramos por aqui. Na segunda parte do tutorial, nós iremos modelar esta máquina. E será tudo mostrado através de figuras e textos.

Um agrande abraço para todos, fiqum sempre na Graça de Deus em Jesus Cristo e até a segunda parte do tutorial “Modelando um Lamborghini Gallardo no Blender 2.56”. Também vou disponibilizar este material no formato PDF.

Excelentes estudos e até a próxima postagem.
























 














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blender 2.50 Alpha

Importando imagens no Blender 2.5x

Como exportar imagens jpg no Sketchup