Instalando o Blender 2.5x no Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat



Olá, pessoal!

Observei que muitas pessoas igualmente a mim tenham uma certa dificuldade em instalar o Blender 2.55 ou anteriores, isto é, 2.5x. Estou falando em relação ao sistema operacional Linux Ubuntu ou somente Ubuntu.

No repositório não há a versão 2.55 beta do Blender. Porque ele ainda está em desenvolvimento. Lá vocês só encontrarão o Blender 2.49.2.

Para instalar a versão 2.55 do Blender, entrem na página www.blender.org e na parte dos downloads baixem a versão de acordo com o sistema operacional que vocês usam.

Depois de fazer o download, abram o terminal em Aplicativos>acessórios. No terminal digitem "cd /home/nome_da_pasta/Downloads" sem as aspas! Observação [cd(espaço)home/nome_usado_por_você/Downloads]

Exemplo: cd /home/cleiton/Downloads em seguida digite "ls" (para listar o que há dentro desse diretório).

O arquivo baixado do site www.blender.org vem no formato .tar.gz. Depois que entrar na pasta Downloads, digite no terminal o nome do arquivo a ser descompactado. Exemplo: tar -zxvf nome_do_arquivo.tar.gz e tecle ENTER.

Feche o terminal e vá na pasta Downloads. Você notará que há uma pasta com o nome Blender 2.55 parecido com o nome do arquivo baixado. Entre nessa pasta e não verá o ícone padrão do Blender. Mas verá um ícone parecido com um quadrado e uma engrenagem desenhada. Dê dois cliques nele e o Blender 2.55 beta irá inicializar.

Bem, pessoal, espero que tenham gostado desta dica de como se instala o Blender sem usar o repositório do Ubuntu. Aprendi fazendo buscas pelo Google e fóruns de discussão sobre o Ubuntu. Este método vale para as versões anteriores do Ubuntu e a nova (Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat).

Qualquer dúvida podem postar um comentário aqui. Para quem quiser aprender de fato é só acessar o site www.vivaolinux.com.br. Foi lá que compreendi este procedimento.

Até a próxima postagem. Fiquem sempre na Graça de Deus em Jesus Cristo.

Comentários

Jean Habib disse…
Voce nao instalou o blender no ubuntu, apenas executou o binario...
Animandré disse…
Olá, Jean Habib!

Ok! Também percebi isso. Mas , para quem é iniciante no mundo Linux é a mesma coisa de instalar. Mas vou aprender como se faz isso e poderei dizer que instalei com precisão.

Obrigado pelo comentário.

Fique sempre na Graça de Deus em Jesus Cristo.

Postagens mais visitadas deste blog

Blender 2.50 Alpha

Importando imagens no Blender 2.5x

Como exportar imagens jpg no Sketchup