Instalando Blender 2.53 Beta no Ubuntu 10.04

Olá, pessoal!

Muita gente, quando muda de sistema operacional fica meio perdido. Mais perdido ainda quando passa para o Linux. Eu, realmente, fiquei meio perdido. Porém, a internet existe para nos ajudar. E é uma ajuda recíproca. Hoje, nós somos leigos. Com o passar o tempo, aliado a muitas pesquisas, tornamo-nos mais experientes. E passamos a ajudar os outros. Porém, sempre seremos leigos em alguma coisa. Por isso que estamos sempre aprendendo.

Vou dar uma forcinha para aqueles que querem instalar o Blender 2.53 beta no Ubuntu. Ele está funcionando perfeitamente aqui no meu computador. Mas ainda, como estou engatinhando no Ubuntu, ele não está, esteticamente, configurado. Não sei colocar o seu ícone. Então, vamos lá!

Primeiro passo: 

Você terá que baixar a versão do Blender 2.53 Beta para seu sistema operacional. Se é Windows, se é Linux. Se é 32 bits ou 64 bits. O site que sempre vou baixar o Blender é o GraphicAll Org. Lá você poderá ver todas as últimas versões do Blender. Suas melhorias, em relação as outras versões.

Aqui está o link GraphicAll.org.



Depois de fazer o download de sua versão, no nosso caso, Ubuntu. Você perceberá que o arquivo vem no formato ".tar.gz" Este formato não é simples à primeira vista. Mas é fácil sim.



Agora, abra o terminal. Onde precisaremos digitar alguns comandos para instalar essa versão do Blender.
Para isso vá em Aplicativos => Acessórios => Terminal. 
Agora, digitaremos alguns códigos. Para quem quer entender mesmo, pode dar uma olhada no tutorial do site Viva o Linux e ler este artigo "Instalando pacotes .tar.gz e .tar.bz2" de autoria de Alexandre Muzzio.



Aprendi lá!

Então, pessoal. Vocês abriram seu terminal e digitarão a seguinte linha de comando "cd /home/usuário", no caso o nome que vocês deram na instalação do Ubuntu. Por exemplo, no meu fica "cd /home/cleiton" e tecle Enter. Logo depois de cada comando tecle ENTER.

Agora, o digite o seguinte comando: "ls", mostrará tudo o que tem dentro do seu diretório. Geralmente, para os downloads, nós criamos uma pasta com este nome e para essa finalidade, guardar o que baixamos da internet. Em seguida digite a linha de comando "cd /home/usuário/pasta_do_pacote, por exemplo, Downloads.

Agora, dê um "ls" para listar o que há na sua pasta. O terminal mostrará tudo que tem dentro da sua pasta. Todos os pacotes estão na cor vermelha. Depois que você encontrar o pacote, é assim que é denominado o arquivo que baixou da internet.

Para instalar o Blender 2.53 Beta, digite o seguinte comando: "tar -zxvf nome_do_pacote.tar.gz" e pronto. O pacote será descompactado e lá dentro terá o executável do Blender 2.53 Beta. Ainda tenho que aprender como colocar o ícone do Blender. O ícone do Blender tem o nome blender. É só clicá-lo que o Blender iniciará.



Bem, pessoal! Espero que vocês consigam instalar o Blender 2.53 e comecem a praticar suas modelagens.

Um abraço, bons estudos e até a próxima postagem. Qualquer dúvida, deixem um comentário que responde-lhes com prazer.


Observação: na linha de comando "cd /home/usuário" há um espaço entre "cd" e "/home". Portanto você faz "cdespaço/home/usuário". Só isso, pessoal!

Comentários

Animandré disse…
Fico grato por seu comentário, Dante. grato por saber que lhe ajudou!

Abraços e fique sempre na Graça de Deus em Jesus Cristo.

Postagens mais visitadas deste blog

Blender 2.50 Alpha

Importando imagens no Blender 2.5x

Como exportar imagens jpg no Sketchup