Só aprendendo chegamos onde, realmente, queremos!


 Olá, pessoal!



Hoje, começo com algumas divagações. Não divagações que não nos dê rumo algum, como se verifica no dicionário o seu significado. Mas que nos leve a algum lugar em conversas não formais ou específicas.



 Bem, pessoal, estava pensando num programa proprietário muito bom. Depois que você começa a entender mais sobre modelagem, seja ela orgânica ou inorgânica, você começa a querer aprender sobre outros programas afins.

Eu fiquei curioso para mexer no 3Ds Max. Em princípio, achei o mesmo muito difício. Isso, só no começo. Também podemos verificar essa dificuldade no Blender. Sua interface nada intuitiva. Porém, com vontade de aprender, todos os obstáculo iniciais são vencidos. Podemos notar que após aprender a lidar com o Blender, o mesmo nos habilita a conhecer novos programas. E por que isso acontece? Resposta a esta pergunta: porque os princípios básicos de funcionamento são os mesmos para todos os demais programas de modelagem e ou animação.



E para começar a aprender, por exemplo, o 3Ds Max, uma boa vídeo aula já é um bom começo. Posso citar até aqui um site muito bom com aulas sobre 3Ds Max que é o VirtusMedia. Só não pude continuar meus estudos porque minha licença de 30 dias expirou. Para conhecimento didático é válido. Porém, para continuar já é mais complicado. Visto que estes programs tem um preço que foge da nossa realidade. Por isso que as alternativas são os Open Source. E não está tão difícil assim arrumar material de estudo. Nas boas livrarias você encontra ótimos livros para conhecer e se aprofundar. Um ótimo exemplo disso é o Blender. Em lojas virtuais como o site do Submarino, lojas Americanas e outras lojas virtuais e ou bibliotecas, você encontra ótimo material de apoio para seus estudos. Posso citar aqui o livro do José Fernando Reinicke(Modelando Personagens com o Blender 3D) e o livro de Allan Brito(Blender 3D: Guia do Usuário 3ª Edição). Outro programa Open Source que podemos encontrar literatura didática é o Gimp. Há um ótimo livro sobre ele. Voltando ao quesito proprietário, mais uma vez, posso citar um excelente programa que está mais cituado no ramo arquitetônico. Não ficando limitado a este. A sua imaginação é o que o lança além das fronteiras arquitetônicas. Estou falando sobre o Sketchup. O seu desenvolvedor que é o Google o disponibiliza em duas versões para download. Uma comercial e outra free(grátis) com alguns recursos a menos. Mas nada que o prejudique na hora de pôr sua imaginação em prática. Também há em lojas virtuais um ótimo livro para ele: Google Sketchup pro 6 passo a passo. Servindo também para a versão free do Sketchup. Rencentemente, foi lançada uma versão para o Sketchup 7, mas nada que limite o livro anterior.

Hoje, o Sketchup se encontra na versão 7.1.



Na abertura do post estão os livros que comprei para me auxiliar nos meus estudos! Mas, uso muitos tutoriais que peguei na internet. Os livros são para conhecimentos mais específico e detalhado.



É isso aí pessoal. Até a próxima postagem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blender 2.50 Alpha

Importando imagens no Blender 2.5x

Como exportar imagens jpg no Sketchup