Importando modelos do SU para Blender! Referente a postagem anterior



Olá, pessoal!

Depois de muitos testes com o plug-in de exportação do Sketchup free para o Blender 3D. Notei que houve alguns problemas durante o procedimento. Parece que a versão do Blender 2.48 não dá suporte. Talvez uma versão mais antiga seja eficiente.
Pelo que vi,a melhor maneira de exportar um modelo do SU para o Blender é no no formato ".obj".Fiz mais alguns testes com o formato ".kmz" mas não obtive êxito.

O próprio blog do Sketchup dá uma dica de como exportar do formato ".kmz" e abrir em outro formato no Blender 3D.

A ação é a seguinte:

Você exporta normalmente no formato do Google Earth. Após isso, renomeia o arquivo salvo em "*.kmz" para "*.zip". Depois clica com o botão direito do mouse "em abrir com", WinRar archiver. Na janela do WinRar você clica em models, lá estará seu modelo no formato "*.dae". Copie e cole o mesmo numa local de fácil acesso.
Abra o Blender. Vá no no menu "File", Import, Collada 1.4 (.dae). Siga para a pasta onde colocou seu modelo no formato "*.dae" extraído do arquivo zip e pronto. Estará com seu modelo 3D dentro do Blender para usar, melhorar, caprichar e renderizar tanto com o render interno do Blender, como com os renderizadores externos compatíveis com o Blender 3D. Por exemplo, o Yafray, LuxRender, Indigo e Kerkythea.

É isso aí pessoal! Espero ter ajudado vocês.

Bons estudos e até a próxima postagem!

No início do post têm duas imagens em jpg. Uma do Sketchup e outra do Blender. Com o mesmo modelo 3D. Vale salientar que este modelo 3d não foi feito por mim. Foi apenas usado para ilustrar o tema. Este modelo foi retirado do site Armazém 3D do Google.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como exportar imagens jpg no Sketchup

Criar telhados para Sketchup agora ficou mais fácil

Um livro sobre Blender 3D e grátis!