Importando modelos do SU para Blender! Referente a postagem anterior



Olá, pessoal!

Depois de muitos testes com o plug-in de exportação do Sketchup free para o Blender 3D. Notei que houve alguns problemas durante o procedimento. Parece que a versão do Blender 2.48 não dá suporte. Talvez uma versão mais antiga seja eficiente.
Pelo que vi,a melhor maneira de exportar um modelo do SU para o Blender é no no formato ".obj".Fiz mais alguns testes com o formato ".kmz" mas não obtive êxito.

O próprio blog do Sketchup dá uma dica de como exportar do formato ".kmz" e abrir em outro formato no Blender 3D.

A ação é a seguinte:

Você exporta normalmente no formato do Google Earth. Após isso, renomeia o arquivo salvo em "*.kmz" para "*.zip". Depois clica com o botão direito do mouse "em abrir com", WinRar archiver. Na janela do WinRar você clica em models, lá estará seu modelo no formato "*.dae". Copie e cole o mesmo numa local de fácil acesso.
Abra o Blender. Vá no no menu "File", Import, Collada 1.4 (.dae). Siga para a pasta onde colocou seu modelo no formato "*.dae" extraído do arquivo zip e pronto. Estará com seu modelo 3D dentro do Blender para usar, melhorar, caprichar e renderizar tanto com o render interno do Blender, como com os renderizadores externos compatíveis com o Blender 3D. Por exemplo, o Yafray, LuxRender, Indigo e Kerkythea.

É isso aí pessoal! Espero ter ajudado vocês.

Bons estudos e até a próxima postagem!

No início do post têm duas imagens em jpg. Uma do Sketchup e outra do Blender. Com o mesmo modelo 3D. Vale salientar que este modelo 3d não foi feito por mim. Foi apenas usado para ilustrar o tema. Este modelo foi retirado do site Armazém 3D do Google.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blender 2.50 Alpha

Importando imagens no Blender 2.5x

Como exportar imagens jpg no Sketchup