Sketchup!



Olá, pessoal!

Essa semana, quando estava pesquisando sobre o Blender 3D. Em meio a tantas pesquisas, do tipo: renderizadores externos, claro! À medida que vamos nos aprofundando no mundo da CG, abre-nos um leque de opções recheadas de recursos. E um deles é a renderização, ou melhor, com esta técnica podemos fabricar, digamos assim, fotos realísticas. E o Blender nos dá este privilégio, quando nos possibilita a usar outros renderizadores, tais como: Indigo, Yaf(a)Ray, V-Ray e uma gama variada. Mas também temos seu renderizador interno que também é muito bom. Usamos os externos quando queremos conhecer mais sobre iluminação, texturas, sombras e cenas. Aí, vale um estudo mais apurado. Mas não fiquem tristes a Internet está cheia de tutoriais. Fora os blogs e os sites especializados no assunto.

Mas, o que isso tem a ver com o Skecthup? Descobri o Sketchup em meio a estas pesquisas. Já tinha conhecimento mas não o havia usando até então.

Bem, comecei a usá-lo esta semana. Achei a princípio meio fácil. Mas não o subestimem. Sua interface é muito boa, intuitiva e bem relaxante aos olhos. O comando de extrusão é muito fácil. Para falar a verdade, eu gostei muito do programa! Dizem que ele não é pesado. Mas quando vamos modelando uma casa, por exemplo, o modelo em questão vai ficando pesado. Ainda não sei mexer muito, porém, vou aprender a cada dia.

Vale a pena baixá-lo! Você pode fazer maquetes digitais.
Eu já vi uns trabalhos profissionais nele, na área de arquitetura que me deixaram de boca aberta.

Mas não se limita apenas à arquitetura, as possibilidades são infinitas.

Há duas versões para download: A versão gratuita, para fins não comerciais e a versão paga.

Ele tem modelos já prontos para serem adicionados, por exemplo, a uma maquete digital (ou eletrônica) que você esteja projetando.

Você pode adquirir aqui: no Google 3D Warehouse também chamado de Armazém 3D componentes para seu projeto como portas, janelas e uma infinidade de compenetes de todos os tipos.

Também há tutoriais em Inglês e uns oito tutoriais básicos traduzidos pelo Sketchup Brasil, uma comunidade brasileira do Sketchup.

Bem, pessoal, isso é tudo! Aproveitem a ferramenta e ótimos estudos!

Até a próxima postagem!

Acima do Post tem umas imagens que fiz no Sketchup!

Comentários

Anônimo disse…
também adoro esse programa,mexo direto ,mas agora estou começando aprender sobre render ,e iluminação.
Para eu ver o resultado das texturas que aplico uso o programa Indigo ,queria q ele fosse menos pesado e as imagens ficassem mas nítidas ,mas também meu computador não é lá essas coisas ,mas gosto dele !!
Animandré disse…
Olá, Anônimo!

O Sketchup sem dúvida é fora de série. É excelente mesmo. Não fique desanimado em relação ao seu computador. Você não está só na jornada. Eu também tenho um computador que me faz sofrer bastante. Não é um super computador. Mas a vontade de aprender supera os renderes demorados e as maquetes pesadonas.

Muito obrigado pelo comentário e sucesso nos aprendizados de render e iluminação.

Fique sempre na Graça de Deus em Jesus Cristo.

Postagens mais visitadas deste blog

Blender 2.50 Alpha

Importando imagens no Blender 2.5x

Como exportar imagens jpg no Sketchup