Voltando a escrever no blog e apresentando meu desafio de esculpir no Blender 2.83

Olá, pessoal!

Há quanto tempo hein?!

Confesso que não tenho tido muita vontade de escrever para o blog. São muitos altos e baixos na vida. E não, não estou me referindo à pandemia. Claro, ela também atrapalhou a vida de muita gente. Incluindo à minha. Porém, a vida tem que seguir seu rumo. E torcemos para que todos retornem às suas e lamento por aqueles que perderam seus entes queridos. Deus conforte suas famílias.

Prosseguimos estudando, melhorando-nos profissional e pessoalmente. Hoje estudo programação de sistemas e ainda pratico modelagem no Blender. Meus estudos eram muito focados na modelagem inorgânica: carros, edificações etc. Mas vi a necessidade de aprender a modelar pessoas. Eu já estava fazendo alguns cursos no Zbrush de personagens. Porém, eu gostaria de fazer no Blender. Ora, ele não tem também uma área dedicada à escultura? Eu já havia até me arriscado a esculpir sem conhecimentos técnicos. E até me surpreendi com o que consegui fazer. Contudo, ficava meio limitado por falta de habilidades. Era meu lado desenhista que aflorava durante o processo de esculpir. 

 

Como pode ser visto na imagem acima, não conseguia sair dessa parte "enrugada". Esse foi um trabalho não concluído para uma amiga do meu irmão. Um cão da raça Pinscher miniatura. Sem nenhum conhecimento em escultura. Depois dessa tentativa frustrada, passei para o Zbrush. 
Fiz um curso na Udemy sobre personagens no Zbrush. O resultado, completo, mas não o tenho aqui devido à "minha burrice" de não fazer backup. Abaixo uma parte do meu trabalho. Porém, já estou refazendo o modelo. Como tenho muitas outras pra fazer, deixe-o por último.


Agora, estou trabalhando numa personagem para a capa de um livro da minha cunhada. A princípio, comecei com um desenho à mão, mas não gostei muito do resultado. Tive a ideia de fazer 3d. Todavia, fiquei relutando pelas poucas habilidades que tenho na área de modelagem de personagem no Blender e, também poucos conhecimentos no Zbrush. Essa escultura acima foi praticamente guiada pelo instrutor do curso. Sei que tenho capacidade para fazê-lo, mas sempre bate aquele "será que eu consigo?". Passei quase um mês agoniado de como fazer a personagem. Eu sei que é muito tempo. E a vergonha me consumia. Então, decidi enfrentar o medo e encarar o desafio. Parti para o Blender. Pesquisei várias referências pela internet: Google, Bing, Pinterest(o mais usado por mim). Comecei por uma modelagem poligonal. Depois parti para a escultura. Abaixo alguns tentativas até chegar ao ponto que acho legal, mas ainda devo melhorar: 


Em princípio só a forma. Mais imagens do mesmo modelo a seguir: 



Indo mais além, colocando alguns conhecimentos de como criar uma cabeça humana masculina:




Até então, eu tinha usado conhecimentos de desenho para criar a cabeça da personagem.
Nas próximas imagens, comecei a usar uma referência para me ajudar a dar forma ao rosto. Usei um ator hollywoodiano como parâmetro. 


Aqui comecei a ver o resultado de horas de modelagem e observações dando frutos. Segue mais uma imagem na qual cheguei. E ainda não terminei, porém, estou ficando satisfeito com meu esforço, graças ao nosso bom Deus.


Pretendo fazer toda modelagem e retopologia no Blender. A texturização farei no Substance Painter. Colocarei os demais passos da modelagem aqui. Obrigado a todos que se dispuseram a ler essa humilde postagem. Um grande abraço a todos. Fiquem na graça do nosso bom Deus e no senhor Jesus Cristo. 
 
 

 


 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blender 2.50 Alpha

Importando imagens no Blender 2.5x

Como exportar imagens jpg no Sketchup