Dando um split area na 3D view do Blender 2.53 beta e colocando imagens de referência em sua 3D view.

Olá, pessoal!

Para que quer adicionar uma imagem de referência no Blender 2.53 (blueprint) e não sabe, calma! A seguir os passos, todos ilustrados com imagens:

1º Vamos dividir a  3D view em duas partes ou em quantas vocês necessitarem. Para dividir ou, por exemplo, dar um split area. Posicione o cursor sobre o canto direito superior da tela do Blender. Espere ficar parecido com um sinal de mais (+); segure com o botão esquerdo do mouse, puxe e posicione onde você achar melhor. Observe a figura abaixo:

Se você errou na hora de dividir as áreas. Não se preocupe. No mesmo lugar onde colocou o cursor, pode dar um "joins area", como havia no Blender 2.49b e versões anteriores. Então, como se faz isso? Simples! É só posicionar o cursor no mesmo lugar que você fez para separar as áreas; segurar que aparecerá a seta para juntas as áreas.

2º Agora, vamos colocar nossas blueprints (imagens de referência). Vamos fazer isso com o auxílio de figuras.

Após criar as áreas que necessita, clique na tecla N para aparecer o painel de propriedades de transformação. Clique em Background images.

Em seguida, clicar no botão add image.

Depois, no painel do lado direito, onde ficam os botões modificadores, textura, etc.; clique em textura.

Clique em nova textura (new). Em seguida, onde há "type" (ou tipo) e aparece por padrão clouds (ou nuvens); clique em cima de clouds e aparecerá um menu com uma lista. Clique em "image or movie".

Mais abaixo, no painel "image" há dois botões: new e open. Clique em open. Aqui você vai navegar até sua pasta contendo suas imagens com ícones, para favorecer a navegação.

Voltando para um dos lado que você partiu, por exemplo, o lado esquerdo da 3Dview. No painel Transform properties (ou propriedades de tranformação) tecla N, no painel Backgrond imagens, logo abaixo, em not set tem um pequeno triângilo; clique nele.

 Clique no ícone de uma imagem. Aparecerá um menu lista.

Clique na sua imagem que aparece nele.

Para os demais lados, marque o quadrado do lado do nome Background image do respectivo lado.

Depois clique em adicionar nova imagem, clique no ícone da imagem e na lista que aparece, clique na imagem que foi carregada para o outro lado da 3Dview.

Espero, agora, que vocês possam modelar no Blender 2.53 por blueprints. Um abraço, bons estudos, muitas paz e fiquem com o nosso Senhor Jesus. Até a próximqa postagem, pessoal.









Comentários

Alex- Admin disse…
Muito bom Animandré, tava querendo saber como fazia isso!
Obrigado pela ajuda!
Até + e Fica com Deus!
Animandré disse…
Disponha, Alex!

Bons estudos!

Até mais. Fique na paz do nosso Senhor Jesus!
Anônimo disse…
valeu cara de vera mesmo tu salvou a minha vida tava querendo fazer isso e tava quebrando a cabeça
Animandré disse…
Olá, Anônimo!

Fico grato por tê-lo ajudado.

Um grande abraço, bons estudos e sucesso. Fique sempre na Graça de Deus em Jesus Cristo.

Postagens mais visitadas deste blog

Como exportar imagens jpg no Sketchup

Criar telhados para Sketchup agora ficou mais fácil

Um livro sobre Blender 3D e grátis!