HDRI: Dá mais realismo em sua cena!










Olá, pessoal!

Esta semana resolvi pôr uma imagem hdri nas minhas cenas com Blender. A princípio não entendia. Mas, na prática. Vi que imagens desse tipo são melhores que aquelas com extensões .jpg, .bmp, etc.

De acordo com está definição que peguei no site do wikipedia, o termo hdr é:

High Dynamic Range Image, ou HDRI (extensão .hdr), são imagens que guardam as informações de luminosidade de seus pixels, destacando áreas que recebem maior ou menor quantidade de luz. São normalmente utilizadas no mapeamento(revestimento) de objetos tridimensionais, em softwares como o 3D Studio Max, Maya, Blender,Radiance, LightWave, SoftImage XSI, etc. Por seu aspecto realista, geralmente são utilizadas para simular superfícies polidas ou reflexivas, diferente das imagens LDR (Low Dynamic Range, como bmp,jpg,gif entre outras), que armazenam apenas informações de cor.

Os efeitos desse tipo de imagem são impressionastes. Só vendo para acreditar.

Peguei até um modelo que usei aqui para ilustrar a interação entre Blender e Sketchup. Importando modelos do último para o Blender. E outros objetos que modelei recentemente. Ainda tenho muito a aprender. Mas eu digo uma coisa a vocês: eu chego lá!

Colocarei a cena com e sem a imagem hdri.

Bem, pessoal! É isso. Até a próxima postagem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blender 2.50 Alpha

Importando imagens no Blender 2.5x

Como exportar imagens jpg no Sketchup