Blender: oportunidades de aprendizado pago e gratuito
Olá, pessoal!
No começo do aprendizado de Blender você tenta procurar por tutoriais no Youtube, ou melhor ainda, por cursos. E nesse caso, os cursos são os melhores. E se a grana tá curta, há cursos mais em conta como os da Udemy ou Domestika. Porém, se você quer se tornar fera no Blender e saber o que está fazendo, criar seu portifólio, dar asas à sua imaginação, eu te sugiro o site da escola Revolution.
Essas três sugestões são para vocês não perderem tempo. Mas se você ainda não tem certeza, então tente conhecer o Blender. Vá se familizarizando com ele, procurando por tutoriais gratuitos no Youtube. Tem um bem legal aqui nesse link Curso Gratuito de Blender | Aula 01 - Dando os Primeiros Passos. Você aprenderá muita coisa legal nesse tutorial da Escola Revolution.
Você também, com algum conhecimento de Blender, pode querer aprender algumas modelagens interessantes de outros softwares 3d como o 3ds Max ou Maya. E existem uma infinidade de tutoriais com muitas modelagens interessantes. Você só vai precisar adaptar as ferramentas do Blender às trabalhadas pelos usuários dos outros softwares 3d. Eu uso muito essa "estratégia", digamos assim, para aprender a como usar o Substance Painter e ainda desenvolver algumas modalagens 3d legais. E também porque não gosto de pegar objetos 3d prontos.
Também já tentei aprender a mexer em outros softwares como o 3ds Max, mas, por algum motivo, ele não funcionava no meu computador.
Antigamente a Steam vendia cursos. Tinham vídeos sobre modelagens 3d, escultura digital, pintura digital. Eu adquiri dois: um de escultura digital com Blender e outro de modelagem 3d com 3ds Max. Gostaria de ter comprado um bem massa que tinha lá: modelagem 3d com Zbrush. Era uma modelagem de um caminhão no estilo militar com o Zbrush.
Já fiz essa "proeza" de seguir um tutorial de modelagem 3d de 3ds Max usando o Blender. A base da modelagem é a mesma, o que muda é como essas ferramentas são usadas.
Espero que este post possa ajudar aos que querem iniciar no Blender ou partir para outros softwares. E de fato, é bom mesmo aprender a mexer com outros softwares.
A imagem dessa postagem é um exemplo do acompanhamento de um tutorial no Youtube feito para Autodesk Maya: From Cube to Cabinet / 3D modeling in Autodesk Maya (autor Red King).
Um grade abraço a todos, fiquem com Deus e o nosso Senhor Jesus Cristo, e até a próxima postagem.
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